Você conhece as mulheres que se destacam na atuação científica em Santa Maria e região? Sabe os nomes, as áreas em que elas pesquisam e os impactos de seus estudos para a comunidade? Muitos não sabem. E é para que tais respostas sejam espontâneas que surge o 1º Prêmio Ana Primavesi, promovido pelo Grupo Diário e voltado a estimular o reconhecimento da comunidade a mulheres que impactam na ciência, com suas contribuições em ensino, pesquisa e extensão, além da iniciação científica. Em 31 de julho, 9 mulheres e uma menina serão premiadas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
– O Prêmio Ana Primavesi é uma iniciativa inédita em que uma comunidade inteira estará reconhecendo a relevância das mulheres para o desenvolvimento da ciência, da cidade e da região. São trabalhos de impacto, realmente significativos, que levarão ao palco do Treze de Maio 10 mulheres cientistas que protagonizam transformações e fazem a diferença para a comunidade – explica a diretora de Jornalismo do Grupo Diário e idealizadora da iniciativa, Fabiana Sparremberger.
A primeira etapa da iniciativa envolveu a indicação de nomes relevantes pelas duas universidades sediadas na cidade, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Franciscana (UFN). Em ambas, a proposta foi aplaudida.
– Minha reverência à iniciativa do Grupo Diário. A valorização de mulheres que fazem a diferença em suas atuações é, sem dúvida, um grande incentivo e, também, um grande passo para a equidade de gênero. Falo em equidade, pois esta diz respeito ao reconhecimento das características próprias de um indivíduo, levando em consideração o direito de cada um, com base na imparcialidade, completamente diferenciada da igualdade de gênero – sinaliza Martha Adaime, a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-reitora da UFSM.
A valorização da atução feminina também foi ressaltada pela reitora da UFN:
– A ciência acompanhou, contribuiu, impulsionou e tem função indispensável na evolução da humanidade. Santa Maria tem o privilégio de contar com mulheres cientistas. É valioso prestar-lhe homenagem, porém, apoiá-las em seus esforços, unir-se a seus conhecimentos em favor do bem para a sociedade, será o melhor reconhecimento. Na situação dramática que vivemos no RS, a ciência deverá, junto aos valores humanos, inspirar novos modos de lidar nas relações da ciência em favor da vida em nossa Casa Comum – afirmou a professora Iraní Rupolo.
Iniciação
Em paralelo à busca pelas pesquisadoras, em diversas áreas do Ensino Superior, articulações da Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Estadual de Educação e Sindicato do Ensino Privado (Sinepe) elencaram, com ajuda das escolas, três jovens que se destacam na iniciação científica. Pois incentivar novas trajetórias na ciência é a ajudar a cultivar o espaço que a atuação feminina deve obter.
Na próxima segunda-feira, será concluída a segunda etapa da seleção de nomes, que estão em observação por uma comissão de 13 jornalistas com atuação em Santa Maria. Daí, segue-se para a etapa final da seleção. Os nomes apontados pela curadoria serão submetidos ao grande grupo de apoiadores da iniciativa. Cada uma das pesquisadoras selecionadas terá sua trajetória dada a conhecer ao público durante o mês de julho, nas diversas plataformas do Grupo Diário.
Unanimidade
A escolhida para ser madrinha da premiação não deixa dúvidas. Ana Primavesi é referência mundial em agroecologia e pioneira no assunto no Brasil. Entre 1961 e 1974, ela atuou na UFSM como pesquisadora e professora, no ensino e na extensão. Nascida na Áustria, em 1920, Ana morreu em 2020, em São Paulo, onde morava com familiares. Sua morte, aos 99 anos, foi registrada nas páginas do Diário (quadro abaixo). No próximo final de semana, conheça a amplitude de uma vida dedicada à agricultura sustentável e inclusiva.
A cerimônia final do 1º Prêmio Ana Primavesi será em 31 de julho, às 19h, no Teatro Treze de Maio. A iniciativa do Grupo Diário tem apoio de UFSM, UFN, Prefeitura de Santa Maria/Secretaria de Educação, Ministério Público da Educação, Coordenadoria Regional da Educação, Câmara de Vereadores de Santa Maria (Promotoria da Mulher), OAB SM, Comissão Municipal da Mulher, Delegacia da Mulher, Theatro Treze de Maio, Sinepe, Adesm, Dieneffer Portela, Habitué, Casa da Audição e Due Fratelli.
Leia mais:
Prêmio reconhece mulheres que impactam a nossa comunidade
7ª Edição do Chá das Mães da Aapecan ocorre no próximo sábado; ingressos ainda estão disponíveis